Morre Luis Fernando Verissimo, escritor gaúcho, aos 88 anos

PORTO ALEGRE, RS — O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, faleceu na madrugada deste sábado (30) em Porto Alegre, devido a complicações de um quadro grave de pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto na UTI do Hospital Moinhos de Vento. O velório ocorrerá na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir do meio-dia.

Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e os filhos Pedro, Fernanda e Mariana. O autor enfrentava a doença de Parkinson, problemas cardíacos e havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Em 2022, ele foi submetido à implantação de um marca-passo.

Filho de Érico Verissimo, Luis Fernando foi autor de mais de 80 livros, entre os quais se destacam As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias. Suas crônicas e contos o tornaram um dos mais queridos escritores contemporâneos no Brasil. A obra O Analista de Bagé, lançada em 1981, teve sua primeira edição esgotada em apenas uma semana.