Guardas municipais são apedrejados durante fiscalização no Centro

MANAUS — Três guardas municipais de Manaus foram agredidos com pedradas durante uma operação de fiscalização realizada na manhã desta quinta-feira (7), no Centro da capital amazonense. A ação tinha como foco o combate à venda irregular de alimentos em via pública.

Os agentes atuavam em apoio à Polícia Militar e à Vigilância Sanitária (Visa Manaus), quando um grupo de pessoas, insatisfeitas com a apreensão de mercadorias de vendedores ambulantes, passou a atacar os servidores públicos. Em meio ao tumulto, pedras foram lançadas contra os profissionais de segurança.

Um dos guardas sofreu um ferimento mais grave, ao ser atingido na cabeça. Ele precisou ser socorrido por colegas. Para conter os agressores, os policiais militares usaram a força e, na sequência, se refugiaram dentro de um estabelecimento comercial.

Prefeitura se manifesta

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que os servidores agredidos passam bem, apesar dos ferimentos. O comunicado esclareceu ainda que a Guarda Municipal não realiza apreensões, atuando apenas no suporte à segurança e na organização do espaço público durante as operações.

“Durante a operação, três agentes da Guarda Municipal foram agredidos com pedras arremessadas por ambulantes que reagiram de forma violenta à fiscalização. Os servidores foram atendidos e passam bem”, destacou o texto.

Alimentos impróprios para consumo

A prefeitura também relatou que a operação identificou a venda de alimentos em condições inadequadas de higiene, incluindo produtos vencidos e processados de maneira insalubre.

“A ação contou com a participação de diversos órgãos municipais, incluindo a Visa Manaus, que encontrou alimentos fora do prazo de validade, oferecendo riscos à saúde pública”, concluiu a nota.