Alunos da zona rural de Manaus brilham em Feira de Ciências

Com o tema “Educação Ambiental e Tecnologia”, os projetos surpreenderam.

MANAUS — Estudantes da zona rural transformam conhecimento em soluções sustentáveis! A 3ª Feira de Ciências da Escola Paula Aliomar Ribeiro Beltrão, no coração do Tarumã-Açu, foi um verdadeiro show de inovação e consciência ambiental. No sábado (2/8), cerca de 80 mentes brilhantes, da educação infantil ao fundamental, mostraram como é possível construir um futuro mais verde e tecnológico.

Com o tema “Educação Ambiental e Tecnologia”, os projetos surpreenderam: de compostagem líquida que reaproveita cascas de banana e pó de café, incentivando a agricultura familiar sustentável, a visionárias propostas de energia solar para comunidades com acesso limitado à eletricidade.

“É um evento que tira o conhecimento da sala de aula e o valoriza”, afirma o gestor Mário Vander Santos, destacando a importância da participação dos pais.

A jovem Huanna Batista, de 15 anos, do 9º ano, emocionou ao apresentar o projeto de um viveiro de plantas nativas da Amazônia em risco de extinção. “Queremos transformar este espaço num campo vivo de aprendizagem e preservação”, explicou. A professora Leila Alexandra Oliveira reforça: “Mostrar a importância da preservação aos nossos alunos aqui na zona rural, cercados pela natureza, é fundamental.”

Uma iniciativa da Prefeitura de Manaus (Semed) que prova: a ciência e a tecnologia, quando aplicadas com paixão e propósito, têm o poder de mudar o mundo, começando pela nossa Amazônia!