Cinema é autuado em Manaus por impedir comida externa

O estabelecimento foi penalizado após insistir em proibir a entrada de clientes com alimentos adquiridos fora de suas dependências.

MANAUS — O Procon-AM multou um cinema localizado em um shopping na Zona Norte de Manaus por impedir a entrada de clientes com alimentos comprados fora do local. A decisão foi tomada na última quinta-feira (31/07), após o estabelecimento desrespeitar a legislação do Amazonas e o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O cinema já havia sido avisado no dia 15 de julho para parar com essa prática e retirar as placas que proibiam a entrada com alimentos, como salgados ou doces, permitindo apenas pipoca e refrigerante. Mesmo assim, continuou com a proibição.

Essa atitude vai contra a Lei Estadual nº 4.782/2019, que garante ao consumidor o direito de entrar nas salas de cinema com comidas e bebidas compradas em outros estabelecimentos, desde que não coloquem a saúde ou segurança em risco.

A prática também fere o artigo 39 do CDC, que considera abusivo quando o consumidor é forçado a comprar produtos de um único fornecedor ou sofre restrições sem justificativa.

Segundo Pedro Malta, chefe de fiscalização do Procon-AM, essa regra serve para proteger a liberdade de escolha do consumidor. “O cinema não pode obrigar ninguém a consumir apenas os produtos que vende. O shopping é um espaço de circulação livre, e o cliente tem o direito de decidir o que quer consumir”, afirmou.

Como denunciar

Quem se sentir prejudicado pode denunciar práticas abusivas pelos canais do Procon-AM:

  • Telefone: 0800 092 1512 / (92) 3215-4009

  • E-mail: [email protected]

  • Presencial: Av. André Araújo, nº 1500 – Aleixo, das 8h às 14h (segunda a sexta)

  • Redes sociais: @procon_am no Instagram e Facebook