Defensoria leva serviços jurídicos e de saúde à zona rural do AM

Foram realizados mais de 250 atendimentos jurídicos gratuitos na Comunidade do Ubim.

MANACAPURU — Em mais uma ação do projeto “Defensoria Tá na Área”, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas realizou mais de 250 atendimentos jurídicos gratuitos na Comunidade do Ubim, em Manacapuru, na última quarta-feira (23). A iniciativa, feita em parceria com a prefeitura local, garantiu acesso facilitado a serviços como reconhecimento de união estável, divórcio, guarda, pensão alimentícia e emissão de certidões.

A Escola São João do Ubim foi o ponto de encontro para dezenas de moradores da zona rural, que enfrentam grandes dificuldades para acessar os serviços públicos devido às distâncias e limitações de transporte. De acordo com a defensora pública Jéssica Matos, essa proximidade é fundamental para atender quem vive longe da sede da instituição. “Ir até as comunidades garante que ninguém fique sem assistência por falta de acesso”, destacou.

Além dos atendimentos jurídicos, a ação também contou com suporte da área da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação e testes rápidos para ISTs. A enfermeira Áquila Fernandes, que coordenou a parte da saúde, ressaltou os desafios da região e a importância da ação integrada: “São áreas com difícil locomoção, e trazer o atendimento até aqui pode salvar vidas”.

A ação também contou com a presença da secretária nacional de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, que acompanha as iniciativas do programa “Defensoria em Todos os Cantos”, do Ministério da Justiça. O objetivo é expandir o alcance das Defensorias Públicas e entender as realidades do interior da Amazônia. A subdefensora Karoline Santos reforçou que a presença de autoridades nas comunidades ajuda a sensibilizar e articular novas estruturas para o atendimento itinerante em locais de difícil acesso.