PC-AM lidera combate ao tráfico no país

Todas as apreensões são resultado da atuação conjunta das Forças de Segurança do Amazonas.

AMAZONAS — A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alcançou notável destaque em nível nacional na luta contra o tráfico de drogas, demonstrando eficácia em suas operações. Durante a recente Operação Narke 4, conduzida entre 19 e 30 de junho em 27 unidades federativas, a PC-AM se posicionou na liderança do ranking de incineração de entorpecentes, destruindo um total impressionante de 40 toneladas de drogas. Esta ação decisiva gerou um prejuízo estimado em R$ 195 milhões para as organizações criminosas, resultado direto da colaboração integrada das Forças de Segurança do Amazonas.

O sucesso contínuo da PC-AM é atribuído aos investimentos estratégicos do Governo do Estado, com o fundamental apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Um marco importante foi a nomeação de novos delegados, investigadores e escrivães, aprovados no concurso público de 2022, como parte do programa “Amazonas Mais Seguro”. Essas medidas fortalecem os departamentos especializados, como o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), que têm desarticulado redes criminosas, como evidenciado pela apreensão de 607 quilos de maconha skunk em julho, e os R$ 61 milhões em prejuízos causados na Operação Renorcrim em maio.

O delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, expressou orgulho pelos resultados, reforçando o compromisso da instituição no enfrentamento ao crime organizado. Em 2025, a Polícia Civil do Amazonas lidera o ranking de apreensão de drogas na região Norte e ocupa a sexta posição em todo o Brasil, conforme dados do MJSP. A Operação Narke, realizada em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Senasp, é um testemunho da dedicação contínua da PC-AM em garantir a segurança e a ordem pública.