Amazonense vence Prêmio Abralic com tese sobre poesia e natureza

O prêmio, que celebra as melhores teses e dissertações em Literatura Comparada, foi entregue durante o XIX Congresso da Abralic, realizado em junho na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
A pesquisadora amazonense Mariana Vieira Mitoso foi agraciada com o Prêmio Dirce Côrtes Riedel de Tese de Doutorado, promovido pela Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), pela sua tese intitulada “Entre rios: a natureza na poesia de Juan L. Ortiz e Max Martins”. O trabalho analisa a representação da natureza nas obras dos poetas, destacando sua relevância cultural e ambiental.
O prêmio, que celebra as melhores teses e dissertações em Literatura Comparada, foi entregue durante o XIX Congresso da Abralic, realizado em junho na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Indicada pelo seu Programa de Pós-Graduação, Mariana terá sua tese publicada como livro pela Editora Valer, com previsão para 2026, ampliando o alcance de sua pesquisa. Ela destaca que o reconhecimento valoriza o potencial dos pesquisadores amazonenses para a Ciência, Tecnologia e Inovação em âmbito nacional e global.
Formada com apoio da Fapeam, Mariana participou de programas como o Ciência na Escola (PCE) no ensino médio, o Programa de Iniciação Científica (Paic) na graduação e o Posgrad no mestrado, todos na Ufam, além do Posgfe durante o doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua pesquisa conecta as poesias de Juan L. Ortiz e Max Martins, abordando rios, diversidade cultural, questões climáticas e influências da filosofia indígena e asiática, além da psicanálise, com traduções que tornam Ortiz mais acessível e destacam a obra de Martins, vinculada à UFPA.