
EQUADOR — Neste domingo (13), a seleção brasileira feminina de futebol dá o pontapé inicial na Copa América, enfrentando a Venezuela às 21h (horário de Brasília), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, Equador. A partida, transmitida ao vivo pela TV Brasil, marca a estreia do Brasil no Grupo B, que também inclui Bolívia, Paraguai e Colômbia. O Grupo A é composto por Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Equador. Com oito títulos em nove edições, o Brasil entra como favorito, mas o técnico Arthur Elias destaca a evolução do futebol sul-americano e a necessidade de foco para conquistar o torneio.
A competição é uma oportunidade para renovação da equipe, visando a Copa do Mundo de 2027, que será no Brasil. A jovem atacante Jhonson, de 19 anos, estreia em competições oficiais e busca controlar a emoção para garantir seu espaço. Apesar do favoritismo, a atacante Amanda Gutierres reforça que o grupo mantém os pés no chão, focando em impor seu jogo. O técnico Arthur Elias enfrentará Ricardo Belli, agora na Venezuela, em um duelo que promete estratégias bem estudadas, já que ambos se conhecem de confrontos no futebol brasileiro.
A Copa América Feminina reúne as 10 seleções da Conmebol, divididas em dois grupos. O Brasil ainda jogará contra Bolívia (16/07, 18h), Paraguai (21/07, 21h) e Colômbia (25/07, 21h). As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais (28 e 29/07), com a final marcada para 2 de agosto. O torneio garante vagas para as Olimpíadas de 2028 e os Jogos Pan-Americanos de 2027, mas a classificação para o Mundial de 2027 será via Eliminatórias. Com 47 vitórias em 50 jogos e apenas uma derrota na história da competição, o Brasil busca manter sua hegemonia.


