
MANAUS, AM — Uma operação conjunta entre o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) resultou na apreensão de madeira nativa serrada e no embargo de uma serraria que operava sem licença ambiental no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.
Foram apreendidos 21 metros cúbicos de madeira nativa, sendo 10 metros cúbicos sem identificação do responsável e 11 metros cúbicos sem Documento de Origem Florestal (DOF). A madeira foi destinada à Defesa Civil do município de Itapiranga.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que as ações de fiscalização são fundamentais para combater a exploração ilegal de recursos naturais. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, enfatizou a importância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais e as forças de segurança do Estado.
Ações e Consequências
- Apreensão de 21 metros cúbicos de madeira nativa
- Embargo de uma serraria que operava sem licença ambiental
- Multas totalizando R$ 13,3 mil
- Termo de embargo/interdição e termo de apreensão da madeira
Denúncias
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Instituto: (92) 98557-9454.
A operação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a preservação do patrimônio natural do Estado.


