
MANAUS, AM — Um mutirão de limpeza no igarapé do Mindu, realizado no sábado (14), retirou cerca de meia tonelada de lixo do local. A ação ocorreu no Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul de Manaus, como parte da programação do Junho Verde – Manaus Mais Ambiental.
A atividade contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, incluindo servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmasclima), Limpeza Urbana (Semulsp) e voluntários. Durante o evento, também foram doadas mais de 500 mudas de árvores nativas.
Ecobarreiras reduzem lixo em igarapés de Manaus
Segundo a Prefeitura de Manaus, mais de 23 mil toneladas de resíduos já foram retiradas da orla do rio Negro desde 2021. A implantação de 11 ecobarreiras em igarapés da capital contribuiu para reduzir em cerca de 40% o volume de lixo recolhido mensalmente. Outros pontos já estão sendo mapeados para ampliar a cobertura dessas estruturas.
O secretário da Semmasclima, Fransuá Matos, destacou a importância da ação. “Não é apenas limpeza. É também um chamado à consciência. O lixo descartado incorretamente prejudica todo o ecossistema dos nossos igarapés”, disse.
Ações seguem até o fim do mês
O Junho Verde continua com atividades programadas até o final de junho, incluindo:
- Oficina sobre arborização urbana, nos dias 17 e 18/6, no Inpa
- Plantio e educação ambiental na RDS do Tupé, em 25/6
- Lançamento da campanha de combate às queimadas, em 27/6
A prefeitura também disponibiliza serviços gratuitos de coleta de resíduos volumosos, via agendamento pelos números (92) 98459-5618 e (92) 98415-9563. Para coleta seletiva porta a porta, o contato deve ser feito pelo e-mail: [email protected].


