O objetivo é garantir dignidade e acesso aos direitos dessa população
MANAUS, AM — A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou uma operação de cidadania para população em situação de rua na sexta-feira (13/6). A ação, que percorreu a área da Manaus Moderna, focou em garantir dignidade e acesso aos direitos dessa população vulnerável.
A iniciativa integrada contou com a participação de diversas secretarias municipais, incluindo Saúde (Semsa), Segurança Pública (Semseg), Trabalho (Semtepi), Agricultura (Semacc), além do Fundo Manaus Solidária (FMS) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). O objetivo foi oferecer um atendimento respeitoso e humanizado, com pontos de apoio para auxiliar quem mais precisa.
Abordagem Social: Escuta qualificada para identificar necessidades emergenciais.
Atendimento Médico: Aferição de pressão e testes rápidos com consultório de rua.
Encaminhamento: Direcionamento para instituições parceiras, especialmente para tratamento de dependentes químicos.
Parcerias: Semsa, Semseg, Semtepi, Semacc, FMS e DPE-AM trabalharam juntas na operação.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Helane Moreira, a ação prioriza o acolhimento e a escuta, garantindo os direitos da população em situação de rua, muitas vezes invisibilizada. A presidente do Fundo Manaus Solidária, Viviana Lira, destacou a importância do trabalho integrado para atender essa população, principalmente os dependentes químicos, oferecendo encaminhamento para tratamento em instituições parceiras.
O Defensor Público, Thiago Rosas, enfatizou a complexidade do problema do crescimento da população de rua em Manaus, destacando as diversas realidades que levam indivíduos a essa situação: vício, problemas psiquiátricos, questões familiares, migração, violência doméstica, entre outros. A operação realizou mais de 50 escutas qualificadas, demonstrando o compromisso em auxiliar essa população vulnerável.