
MANAUS, AM — Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), resultou no fechamento de um abrigo em condições precárias em Manaus, nesta quinta-feira (15). A ação faz parte do combate ao crime de migração ilegal na região.
As investigações da PF tiveram início após uma denúncia formalizada por uma imigrante venezuelana e encaminhada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas (CRESS-AM). O relato apontava para o aliciamento de migrantes com falsas promessas de trabalho em Pacaraima, Roraima, que eram posteriormente levados para Manaus e alojados em abrigos com infraestrutura inadequada, localizados na zona norte da capital amazonense.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. A Vigilância Sanitária interditou um dos abrigos fiscalizados, que apresentava condições de extrema degradação.
A ação policial também resultou no acolhimento de dezessete imigrantes em situação de vulnerabilidade que residiam no local interditado. Eles foram encaminhados para instituições estaduais responsáveis pela proteção e assistência social, garantindo um acolhimento mais digno e seguro. As investigações sobre o esquema de migração ilegal continuam em andamento pela Polícia Federal.


