
MAUÉS, AM — Em um fim de semana marcado por força e autonomia, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) transformou o Ginásio Poliesportivo Deodato de Miranda Leão, em Maués, em um centro de aprendizado e empoderamento feminino. A primeira edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina na cidade atraiu mais de 300 mulheres, que participaram ativamente das aulas de artes marciais, buscando ferramentas para fortalecer sua segurança e independência.
Jorge Oliveira, secretário da Sedel, ressaltou a importância da iniciativa, destacando-a como um pilar das políticas públicas voltadas para o fortalecimento das mulheres. A receptividade da população de Maués demonstrou o impacto positivo da ação, que já beneficiou mais de 2 mil mulheres em outras localidades do estado, como Parintins e Manaus.
Além do curso, a Sedel expandiu seu alcance em Maués, visitando projetos esportivos locais. O Campo do Rossi, que oferece aulas de futebol para crianças, e o Projeto Agita Maués, que promove aulas de ritmos, receberam a atenção da secretaria, que busca impulsionar o esporte e a qualidade de vida na região. Essas iniciativas se alinham aos programas do Governo do Amazonas para o Baixo Amazonas, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento integral da comunidade.