Amazonas lança estratégia de busca ativa para ampliar vacinação contra HPV em jovens

Público da estratégia de resgate são adolescentes de 15 a 19 anos.

MANAUS, AM — A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), anunciou uma nova estratégia de resgate para aumentar a cobertura vacinal contra o papilomavírus humano (HPV) entre jovens de 15 a 19 anos. O objetivo é identificar e imunizar aqueles que ainda não receberam a vacina contra o vírus, responsável por causar doenças como verrugas genitais e diversos tipos de câncer, incluindo de colo do útero, pênis e orofaríngeo.

De acordo com Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, a iniciativa está sendo executada por meio de um microplanejamento integrado e descentralizado, envolvendo as 62 regionais de saúde do estado. “A vacinação será gradativa, com responsabilidade compartilhada entre os municípios. Cada equipe local tem metas específicas, considerando as características e necessidades de sua população”, explicou.

O microplanejamento inclui a análise detalhada do perfil de saúde de cada município, permitindo que as equipes municipais organizem dados para identificar não vacinados e planejar intervenções oportunas. Angela Desirée, gerente de imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, reforçou a importância dessa abordagem: “As equipes estão orientadas a realizar ações de educação em saúde, prevenção e vigilância, garantindo que a vacinação alcance quem mais precisa.”

Para capacitar os profissionais, a FVS-RCP iniciou, no dia 12 de março, uma série de treinamentos on-line voltados às equipes municipais de saúde, segmentadas por regionais. O conteúdo aborda estratégias de microplanejamento e técnicas de busca ativa, essenciais para alcançar públicos prioritários.

Em Maués, a enfermeira Rubiana Soares, do Programa Nacional de Imunização (PNI), destacou a relevância da busca ativa na proteção da população local. “É fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação contra o HPV. Estamos intensificando nossas ações para garantir que ninguém fique desprotegido”, afirmou.

Além do público-alvo da estratégia de resgate, a vacina contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para outros grupos prioritários. Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos devem receber uma dose única, enquanto usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, pessoas com imunodepressão e vítimas de abuso sexual seguem esquemas específicos, variando entre duas e três doses, dependendo da faixa etária e condição de saúde.

Com essa iniciativa, o Amazonas busca reduzir os casos de doenças associadas ao HPV, promovendo maior adesão à vacinação e fortalecendo a prevenção em todo o estado.