ANS quer limitar exames de mamografia e lobby dos planos de saúde agradece

O exame de mamografia é essencial para detectar o câncer precocemente.

A consulta pública é de tal maneira indigna que nem deveria ter sido convocada pela ANS, “agência reguladora”, que de novo avalia beneficiar os planos de saúde, dispensando-os de garantir mamografia para mulheres de 40 a 50 anos. E ainda chama isso, parece um deboche, de “Certificação de Boas Práticas”. A “consulta” vergonhosa termina nesta quinta (23) e indigna médicos e pesquisadores: é a faixa etária de 40% dos casos de câncer. Ministra da Saúde, Nísia Trindade cala. Henrique Couto, da Sociedade Brasileira de Mastologia, adverte para o perigo.

Para votar sobre esse assunto na “consulta pública”, clique aqui: https://componentes-portal.ans.gov.br/link/ConsultaPublica/144

Faltam escrúpulos

A ANS quer ajudar os planos equiparando ao SUS, e nivela por baixo, mas Couto diz que isso não reduziu casos avançados, nem mortalidade.

Mulheres sob risco

Henrique Couto afirma que as clientes dos planos de saúde “não podem perder um direito tão fundamental para suas vidas”.

Retrocesso

Para Janice Lamas, médica que estuda o tema há 40 anos, a proposta contraria a ciência e “ignora a importância do diagnóstico precoce”.

Não há diferença

Os estudos da Dra. Janice revelam detecção de câncer é idêntica acima e abaixo dos 50.