A tecnologia já vem e vai continuar impactando o mercado de trabalho – em alguns casos criando empregos e, em outros, eliminando postos.
Um estudo do Fórum Econômico Mundial prevê que a aplicação de novas tecnologias será responsável pela eliminação de 92 milhões de postos de trabalho até 2030.
Mas nesse mesmo período, 170 milhões de vagas devem ser criados em razão do avanço tecnológico, resultando em um saldo positivo de 78 milhões de postos de trabalho;
Considerando o volume atual de emprego no mundo, o aumento projetado é de 7%.
Algumas atividades devem concentrar o crescimento de empregos associados às novas tecnologias, como as fintechs, que são as empresas especializadas em inovações no mercado financeiro, inteligência artificial, desenvolvimento de software, gestão de segurança de informações e armazenamento e gerenciamento de dados, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de veículos elétricos, automação e serviços de entrega.
Já entre as funções negativamente impactadas pela aplicação cada vez maior da tecnologia dá para citar os caixas bancários, os serviços postais, os assistentes administrativos e os contadores.