Início Cidades Resgate aéreo salva vida de paciente com obesidade mórbida em Urucurituba

Resgate aéreo salva vida de paciente com obesidade mórbida em Urucurituba

Paciente de 39 anos tem obesidade mórbida e foi levada ao Hospital 28 de Agosto.

URUCURITUBA — A estiagem severa que assola o Amazonas tem dificultado o acesso a diversas comunidades do estado. Na manhã desta sexta-feira (25/10), o governo estadual, em parceria com as Forças Armadas e órgãos de saúde, realizou um resgate aeromédico para salvar a vida de Geinara Barros, de 39 anos, que sofre de obesidade mórbida e outras comorbidades.

A paciente, residente na zona rural de São Benedito de Urucarazinho, município de Urucurituba, a 208 quilômetros de Manaus, foi transportada em um helicóptero Black Hawk até o Hospital 28 de Agosto, na capital amazonense. Devido à dificuldade de acesso à região por via terrestre ou fluvial, o resgate aéreo foi a única alternativa para garantir o atendimento médico necessário à paciente.

A operação contou com a participação da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Secretaria de Saúde, Manaus Aerotáxi e 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro. A ação faz parte da Operação Estiagem 2024, que visa coordenar as atividades dos órgãos estaduais para enfrentar os desafios da seca prolongada.

A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Monica Melo, destacou a importância do resgate aéreo para garantir o atendimento médico adequado à paciente, que já estava com leito reservado e equipe médica preparada para recebê-la no hospital.