Palestra do Ibama no CIGS capacita militares para combater crimes ambientais na Amazônia

O evento teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre instituições, reforçando a cooperação entre o Ibama e as forças armadas.

MANAUS — Nesta quinta-feira (10), agentes da Divisão de Fiscalização do Ibama no Amazonas (Difis/AM) ministraram uma palestra para sargentos e oficiais do Exército, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus. A atividade foi realizada como parte do Curso de Operações na Selva e abordou temas cruciais para a preservação ambiental, como biopirataria, tráfico de animais silvestres e desmatamento ilegal.

O evento teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos entre instituições, reforçando a cooperação entre o Ibama e as forças armadas no combate aos crimes ambientais na Amazônia. Os agentes do Ibama destacaram a importância da ação integrada entre diferentes órgãos no enfrentamento de crimes transfronteiriços que ameaçam a biodiversidade e os recursos naturais da região.

A união de forças entre o Ibama e o Exército é vista como um elemento-chave para a proteção de uma das áreas mais ricas e ameaçadas do planeta.

Esta colaboração entre o Ibama e o Exército integra uma série de esforços contínuos para combater os crimes ambientais que afetam diretamente o equilíbrio ecológico da maior floresta tropical do mundo.