PF investiga fraude em licitação de máscaras no Acre com ramificações em Manaus

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Amazonas, Acre e em São Paulo.

MANAUS — Na manhã desta terça-feira (1º/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mask, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos em compras de equipamentos de proteção individual (EPIs) no estado do Acre, com ramificações em Manaus.

As investigações apontam que empresários e servidores públicos estaduais do Acre estariam envolvidos em um esquema criminoso que desviou recursos públicos através de um processo licitatório fraudulento. Além disso, os investigados também são suspeitos de lavagem de dinheiro, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos valores obtidos com o crime.

Em Manaus, os mandados foram cumpridos em endereços de luxo, como condomínios na Rua Terezina (Adrianópolis) e na Rua Francisco Loureiro (Ponta Negra), além de uma empresa de tecnologia na Rua Belém (Nossa Senhora das Graças). Um dos alvos da operação é um empresário sócio dessa empresa, cuja ligação com o esquema ainda não foi detalhada pela Polícia Federal.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados judiciais expedidos pela 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal. Os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro.