
MANAUS, AM — Na manhã de hoje, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou uma ação do programa “Blitz TCE” no Hospital Universitário Francisca Mendes, localizado na zona norte da capital amazonense. A equipe de nove auditores teve como objetivo apurar denúncias de suspensão de cirurgias por falta de insumos e medicamentos.
Segundo o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), Luciano Simões, a vistoria foi motivada por reclamações recebidas nos canais de comunicação do programa. “Nossa equipe verificou junto à diretoria do hospital as denúncias de espera, suspensão e cancelamento de cirurgias por falta de insumos e medicamentos”, explicou Simões.
A gestora do Hospital Francisca Mendes informou aos auditores que a situação já foi normalizada após o repasse de recursos pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). “Apesar da normalização, o TCE-AM notificou o hospital e continuará analisando a documentação coletada durante a inspeção”, afirmou Simões.
Fiscalização detalhada
A equipe do TCE-AM realizou uma vistoria completa no Hospital Francisca Mendes, inspecionando diversos setores estratégicos da unidade. Entre os locais fiscalizados, estavam:
- Setor de distribuição de medicamentos e estoque de insumos;
- Sala de hemodinâmica e centro cirúrgico (equipamentos e máquinas);
Geradores de energia; - Área de abastecimento de produtos essenciais (oxigênio e nitrogênio líquido);
- Serviço de higienização do hospital.
Sobre o Hospital Universitário Francisca Mendes
Inaugurado em 1999, o Hospital Universitário Francisca Mendes é referência em assistência de alta complexidade cardiovascular na região. A unidade oferece diversos serviços, como:
- Consultas especializadas;
- Exames laboratoriais;
- Cirurgia cardíaca adulta e pediátrica;
- Cirurgia vascular;
- Cardiologia intervencionista;
- Neurocirurgias.
Canal de denúncias do Blitz TCE
O programa Blitz TCE é uma iniciativa do TCE-AM que visa prevenir danos ao patrimônio público. A iniciativa conta com a colaboração das secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do Tribunal.
Desde sua implementação, o Blitz TCE já realizou inspeções em quatro unidades de saúde e uma escola estadual. A população pode colaborar com o programa denunciando irregularidades por meio do WhatsApp (+55 92 9 9199-5518) ou do e-mail blitz@tce.am.gov.br.