MANAUS, AM — Um dos maiores nomes da história do MMA, José Aldo, o “Scarface”, anunciou nesta terça-feira (19) que retornará ao octógono para uma luta de despedida. O manauara, de 37 anos, abrirá mão da aposentadoria para honrar o seu contrato com o UFC e se despede dos fãs brasileiros em grande estilo, no UFC 301, no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro.
Aldo, que já está no Hall da Fama do Ultimate, fará sua última aparição no esporte contra uma das promessas dos pesos-galos, o americano Jonathan Martinez. O brasileiro não luta MMA desde agosto de 2022, quando perdeu para Merab Dvalishvili e anunciou sua aposentadoria. Desde então, ele se aventurou no boxe, com três lutas, somando duas vitórias e uma derrota.
Com um cartel de 31 vitórias e oito derrotas, Aldo é considerado um dos maiores lutadores da história do peso-pena. Sua trajetória no UFC foi marcada por momentos memoráveis, como a conquista do cinturão em 2010 e as nove defesas de título consecutivas, um recorde na organização.
“Sempre fui um cara de desafios e esse é mais um que estou encarando com muita seriedade. Me preparei muito para o boxe e agora estou focado no meu retorno ao MMA. Quero me despedir dos meus fãs da melhor maneira possível, com uma grande vitória no Rio de Janeiro”, declarou Aldo.
O adversário de Aldo, Jonathan Martinez, é um americano de 28 anos que possui 13 lutas no UFC, com 10 vitórias e três derrotas. Ele vem embalado por uma sequência de seis vitórias consecutivas e é apontado como um dos talentos em ascensão na categoria.
“Tenho muito respeito pelo José Aldo, ele é um dos maiores lutadores de todos os tempos. Mas essa é a minha chance de mostrar ao mundo que estou pronto para o topo. Vou me preparar da melhor maneira possível para fazer uma grande luta e sair com a vitória”, afirmou Martinez.
A luta entre José Aldo e Jonathan Martinez será a principal do UFC 301, que promete ser um evento memorável para os fãs brasileiros de MMA. O card do evento ainda não foi definido, mas a expectativa é que grandes nomes do esporte estejam presentes.