sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política Pesquisador diz que governo Lula fracassou com os Yanomamis

Pesquisador diz que governo Lula fracassou com os Yanomamis

Membro do Instituto Socioambiental cobra medidas efetivas do Governo.

Com o governo Lula, as mortes no território Yanomami não param de crescer. O Ministério da Saúde registrou 308 mortes até novembro de 2023. Das 308 vítimas, mais da metade 52% (162), são crianças de 0 a 4 anos. Destas, 104 eram bebês de até um ano.

A mortalidade infantil entre os Yanomamis atualmente é superior ao registrado em Serra Leoa, país na África, considerado pela ONU como o mais letal para crianças, com a estimativa de 78,2 mortes a cada mil habitantes.

O pesquisador Estêvão Benfica Senra, pertencente ao Instituto Socioambiental, publicou artigo dizendo que o governo federal fracassou com os Yanomamis.

“Os últimos dados apresentados pelo governo sobre a situação de saúde na Terra Indígena Yanomami não deixam dúvidas: o governo fracassou em sua promessa de resgatar a dignidade no território Yanomami”, escreveu.

Para o pesquisador, o governo erra em faltar com apoio às comunidades vulnerabilizadas com cestas básicas, ferramentas agrícolas e sementes, serviço de atendimento regular de saúde e no enfrentamento ao garimpo ilegal.

Senra também criticou a atuação do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou que acredita na sensibilidade de Lula sobre o com a ‘penúria yanomami’. “Mas, como sabemos, o inferno está cheio de boas intenções. Não basta querer mudar uma realidade sem antes se dispor, ao menos, a conhecê-la. Especialmente uma realidade tão complexa como a da terra Indígena Yanomami”.