Ex-militar brasileiro morre em combate na Ucrânia

Júlio César Sales Soeiro teria sido atingido junto a um grupo de militares que atuavam na região de Adviivka na última terça-feira (14).

O jovem rondoniense Júlio César Sales Soeiro, de 23 anos, perdeu a vida na Ucrânia em meio aos conflitos que assolam a região. A trágica notícia foi confirmada pelo Itamaraty, através da Embaixada do Brasil em Kiev, e também pela sua irmã, Juliana Sales, residente em Machadinho D’Oeste (RO). Júlio teria sido atingido por um míssil enquanto voluntariava em Adviivka, uma cidade marcada pelos intensos ataques das forças russas. Ele havia servido o Exército Brasileiro na unidade militar localizada na cidade Humaitá, no sul do Amazonas.

O rapaz integrava uma legião internacional, formada por voluntários estrangeiros, criada pelo governo ucraniano com o propósito de defender o território do país. Apesar dos apelos contrários de sua família, Júlio César, apaixonado por academia e treinamentos militares, tomou a decisão de se voluntariar há mais de sete meses. Sua irmã, Juliana, emocionada, compartilhou nas redes sociais a dor da perda, ressaltando o caráter heroico da morte do irmão, que teria sacrificado a própria vida para salvar um colega ferido em combate.

Até o momento, a família em Machadinho D’Oeste aguarda suporte do governo brasileiro quanto aos procedimentos para a liberação do corpo e pertences de Júlio na Ucrânia. Juliana revelou que, até a noite da sexta-feira, não havia recebido contato do Itamaraty. Em contrapartida, o Itamaraty emitiu uma nota, assegurando que está ciente do falecimento de Júlio e que está prestando assistência consular aos familiares do brasileiro nesse momento difícil.