Debater desafios e soluções para garantir uma alimentação saudável para a população amazônica e discutir a erradicação da fome são os objetivos da 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (7ª Cesan), que começa nesta quarta-feira (25/10), a partir das 8h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, bairro Flores – zona Centro-Sul de Manaus.
A conferência é uma realização do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Amazonas (Consea-AM) e reunirá representantes do governo e da sociedade civil para debater a erradicação da fome no Amazonas e na Amazônia.
A 7ª Cesan começará com um “banquetaço” de boas-vindas, que é uma grande mesa com frutas regionais para garantir a alimentação saudável aos participantes. Logo depois começa o primeiro debate da conferência com o tema “Democracia, soberania e segurança alimentar e nutricional para a superação da fome na Amazônia”.
Às 13h30, iniciam os Grupos de Trabalhos alinhados com os eixos da Conferência, como “Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas”, “Estratégias municipais e estaduais de enfrentamento à fome”, “Produção de Alimentos Saudáveis”, “Defesa do Território” e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Já na quinta-feira (26/10), às 8h, será realizada uma “Marcha Contra Fome pela Soberania Alimentar e Nutricional no Amazonas”. A concentração da marcha acontecerá em frente ao Parque do Mindú, no bairro Parque Dez. Neste dia, também haverá um banquetaço com frutas regionais para os participantes. Além disso, na programação há apresentações culturais, os debates finais para a aprovação do Manifesto Político com as principais proposições da conferência, que será direcionada ao Governo do Estado do Amazonas, além da eleição de delegados e delegadas para 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em Brasília, de 11 a 14 de dezembro.
“Com o tema ‘Amazônia, fome de quê? – Alimentação com Democracia para todos os Povos da Amazônia’, queremos realizar uma grande Conferência Estadual de SAN para debater a fome, que é hoje um dos principais problemas no Brasil e no Amazonas. É um assunto de extrema importância, principalmente neste cenário que estamos vivendo com uma seca severa que vem deixando muitas pessoas na Amazônia com fome e sem acesso à água potável. Queremos estabelecer compromissos políticos e democráticos que visam à erradicação da fome, atendendo as periferias das cidades do Amazonas e todos os povos e comunidades tradicionais da Amazônia”, comenta Clodoaldo Pontes, presidente do Consea-AM e que integra a Comissão Organizadora da 7ª Cesan.