sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Polícia Mulheres são presas por tentativa de furto com dispositivo chamado “Chapolin”

Mulheres são presas por tentativa de furto com dispositivo chamado “Chapolin”

Dupla foi apreendida no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus © Eliana Nascimento/G1

Duas mulheres de 30 e 21 anos, foram presas na madrugada desta quarta-feira (25), no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. A dupla é suspeita de participar de uma quadrilha que realiza furtos tentados com um dispositivo conhecido como “Chapolin” na Zona Centro-sul da capital. Um criminoso segue foragido.

Após receberem informações de que uma quadrilha havia furtado uma drogaria, a Polícia Civil iniciou as investigações no dia 18 deste mês e conseguiu localizar Edivaneide Abreu da Silva, 30, e Ingrid Nonato Mota, 21. Durante a abordagem, houve troca de tiros e um criminoso fugiu.

O delegado titular do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), explicou como a quadrilha realizava furtos dentro de veículos por meio de um dispositivo conhecido como “Chapolin”.

Objetos foram apreendidos na casa das suspeitas

“O veículo que foi apreendido é da Edvaneide, que acompanhava os homens que iam fazer esse crime. Geralmente era ela quem apertava o botão do ‘chupa cabra’, ela ficava dentro do carro, e ação era feita por outra pessoa ia no veículo e furtava os materiais. Um desses dispositivos é específico de bloqueio de sinal e outros são os controles de portão de residência. Eles apertam esse botão que dá sinal de infravermelho, ele emite um sinal que consegue bloquear o sinal do controle do carro com isso impede o fechamento do veículo”, explicou o delegado Henrique Brasil.

De acordo com Brasil, Edvaneide já foi presa em 2015 pelo mesmo crime. Ela responde a um processo em liberdade.
Edivaneide foi autuada em flagrante por furto tentado, associação criminosa e adulteração de sinal identificador e veículo automotor. Ingrid irá responder pelo crime de receptação. Após os procedimentos cabíveis, a dupla seguirá para Audicência de Custódia no Forúm Ministro Henoch da Silva Reis, na Zona Sul da capital.
Fonte: G1