sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Política STJ manda prender Pezão, governador do RJ

STJ manda prender Pezão, governador do RJ

Pezão foi preso por suspeita de participação no esquema de corrupção de seu antecessor, Sérgio Cabral

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29) o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, acusado de haver recebido mesada de R$150 mil, entre 2007 e 2015, que totalizou R$25 milhões, a titulo de propina, quando era vice-governador do Estado na época em que o chefe da quadrilha, Sergio Cabral, era o governador. Pezão é o terceiro governador do Rio preso e o primeiro em cumprimento do mandato.

A ordem de prisão preventiva foi expedida pelo ministro Felix Fischer, Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a detenção de outras oito pessoas investigadas no âmbito da Operação Boca de Lobo, mais uma fase da Lava Jato. O vice-governador Francisco Dornelles assume o governo do Estado em razão do afastamento “compulsório” de Pezão.

A operação é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, “operador financeiro” de Cabral. Pezão foi preso por volta das 6h desta quinta-feira (29) no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador.

A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Pezão em Piraí e no Palácio Guanabara, sede do governo, em Laranjeiras. Há relatos de buzinaço de motoristas nas imediações do palácio, celebrando a operação.

Também há mandados expedidos contra o atual secretário estadual de Obras do Rio, José Iran Peixoto, e buscas na casa de Hudson Braga, seu antecessor na secretaria durante o governo de Sérgio Cabral.

(((Diário do Poder)))