Começa a festança no Parque Dez com o tradicional Festival Folclórico do CSU

© Lucas Silva/Semcom

E foi com muito xote, dança nordestina, arrasta pé e a tradicional dança do café que a festança teve início, na noite desta sexta-feira, 8/6, na abertura da 38° edição do Festival Folclórico do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, na zona Centro-Sul.  Neste ano o festival segue até 1° de julho, e funcionará durante todos os dias da semana, a partir das 18h.

O evento é organizado pela Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Castelo Branco 2, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e outras secretarias municipais, como do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans), Cultura e Meio Ambiente.

“Esse ano conseguimos realizar esse tradicional festival para os manauaras no mês de junho, com o intuito de revivermos a magia das festas juninas, que acontecem nessa época pelo país a fora”, destacou o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Conjunto Castelo Branco 2, Alfredo Itassucê.

O público que prestigiou o evento contou com diversas opções de guloseimas, entretenimento (pescaria, tiro ao alvo e adivinhações) e artesanatos regionais. São 110 barracas espalhadas por todo complexo do CSU.

“Mais uma vez a Prefeitura de Manaus é um dos idealizadores desse tradicional festival, pois é uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto apoiarmos eventos culturais de nossa cidade oferecendo entretenimento responsável à população”, salientou o secretário da Semmasdh, Dante Souza.

Para quem gosta das guloseimas da época não poderá deixar de visitar o festival, durante as 24 noites de festejo.

São diversas opções de guloseimas como maçã do amor, uva e morango com calda de chocolate, crepe, banana frita, milho cozido, pastel com caldo de cana, pipoca, mingau (milho e mungunzá) e muito mais, além das tradicionais comidas típicas da região amazônica (pirarucu de casaca, tacacá e vatapá), além de kikão, churrascos e sanduíches artesanais.

O festival também conta com um parque de diversões com opções de brinquedos para os pequenos e adultos.

Trânsito

A população conta, ainda, com o apoio do Manaustrans, que está direcionando o trânsito nas ruas adjacentes ao CSU. Além do estacionamento do Centro Social, o festival vai contar com o estacionamento particular da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A alternativa atende aos pedidos dos moradores que antes eram prejudicados pelos carros em frente às casas ocupando a frente das garagens.

Campanha

Durante o festival, a Semmasdh também estará orientando e sensibilizando o público sobre as ações em defesa da garantia de direitos de crianças e adolescentes, o combate ao trabalho infantil e abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Estaremos durante todas as semanas de festival, de quinta a domingo, com nossas equipes de abordagem social e sensibilização para impedir essas violações de direitos. As equipes também divulgarão nossos disques-denúncias municipal e nacional”, frisou o secretário da Semmasdh, Dante Souza.

Programação:

Confira as atrações que se apresentarão no palco do Festival Folclórico do CSU do Parque Dez neste final de semana.

9/6– Quadrilha tradicional Jack na Roça do Aleixo; Quadrilha Alternativa Bagaceiras na Roça; Dança Nordestina Justiceiros do Sertão; Ciranda da Visconde, Cia de Dança Nosso Styllo.

10/6– Ciranda Explode Coração; Quadrilha Tradicional Jack na Roça do Alvorada; Ciranda Emoção; Quadrilha Alternativa Vem com Tudo; Quadrilha Cômica nem Que a Vaca Tussa.