Corpus Christi 2018 em Manaus

Com a Eucaristia somos sal da terra e luz do mundo!

No dia 31 de maio, nesta quinta-feira, a Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana de Manaus, realiza a solenidade de Corpus Christi, que neste ano tem por tema “Com a Eucaristia somos sal da terra e luz do mundo!”.

Este é um dos eventos de grande importância da Igreja Católica, e terá três grandes momentos: a missa que ocorrerá às 16 horas, no palco montado na Eduardo Ribeiro; a procissão e, por fim, a adoração solene e bênção do Santíssimo Sacramento, na Eduardo Ribeiro. São esperadas cerca de 70mil fiéis.

Sobre a festa

Solenidade de Corpus Christi – o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. Jesus atinge o ponto mais profundo de sua mensagem e anuncia a Eucaristia no Pão e no Vinho consagrados, que são, verdadeiramente, seu Corpo e Sangue, e onde a vida e a liberdade podem ser encontradas. Alimentar-se do Corpo e do sangue de Cristo é a condição de eternidade que a Eucaristia celebra e convoca. Comendo a sua carne e bebendo o seu sangue unimo-nos sacramentalmente à sua Paixão e Morte, para podermos também partilhar de sua vida plena, que se inicia aqui na terra, na prática da comunidade cristã, culminando na eternidade.

“A Eucaristia é o centro da vida cristã, que faz nós estarmos em comunhão com Ele e viver a comunhão entre nós. A solenidade de Corpus Christi é um ato de fé, de fé eclesial, onde agradecemos ao Pai, por nos ter dado Seu Filho, que se tornou alimento da nossa Salvação fazendo memória das inúmeras refeições de Cristo com seus discípulos e por essa razão, nós somos todos convocados a nos comprometer com a sua vida, dada com amor até a morte”.

Programação

16h – Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani.

17h – Procissão – Saída

PERCURSO:

Sete de Setembro- Joaquim Nabuco – passar lentamente com o Santíssimo para bênção aos doentes em frente ao Hospital Beneficente- Dez de Julho – Eduardo Ribeiro- até o palco

18h15 – Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção solene