Polícia flagra empresário reincidindo em delito de furto de energia e água

A decisão estabelece pagamento de multa diária de R$ 1 mil, limitada a dez dias. ─ Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), sob o comando do delegado Thomaz Vasconcelos, titular da unidade policial, prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (29/05), por volta das 10h, o empresário Francisco Carlos de Sales Gomes, 62, após constatar a reincidência de furto de energia e de água em imóveis do infrator, em endereços distintos no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da capital.

“As diligências em torno do caso foram retomadas após o recebimento de denúncias, feitas à especializada por representantes da concessionária de energia Eletrobras Amazonas Energia, informando a autorreligação de energia à revelia da concessionária, nos endereços dos imóveis de propriedade do infrator”, explicou Thomaz Vasconcelos.

Conforme a autoridade policial, Francisco já havia sido autuado em flagrante pela prática ilícita no último dia 16 de maio. Após tomar conhecimento da situação, a equipe de investigação da DECFS retornou aos imóveis, juntamente com a equipe de fiscalização da Eletrobras Amazonas Energia e Manaus Ambiental.

Ligação direta – O primeiro imóvel inspecionado, na rua Vargson Navegante, funciona um mercadinho, 31 (trinta e uma) quitinetes, além da casa do empresário. No local havia somente um medidor de energia. Foi verificado que o prédio, de três andares, estava ligado de forma direta à rede de abastecimento da Eletrobras, à revelia da concessionária.

“No local também foi realizada fiscalização sobre o fornecimento de água. Investigadores da DECFS e a equipe de fiscais da Manaus Ambiental evidenciaram uma ligação de água clandestina diretamente à rede de abastecimento da Manaus Ambiental, sem hidrômetro, que abastecia todo o imóvel”, explicou o delegado.

Quitinetes – Ainda durante as diligências, a equipe da DECFS se deslocou a um segundo imóvel de Francisco, também na rua Vargson Navegante. O local possui 17 quitinetes. Durante inspeção no local, as equipes verificaram que todas as quitinetes estavam ligadas diretamente à rede de abastecimento da Eletrobras, à revelia da concessionária, sendo duas ligações clandestinas, uma para cada lado das entradas laterais das quitinetes, além de fios expostos por toda a extensão do local, representando perigo aos moradores.

O terceiro imóvel do infrator, situado na rua Doutor Thomaz, possui três andares. No térreo funciona uma drogaria e nos outros andares 13 quitinetes no total. A inspeção constatou que mais uma vez todo o imóvel estava ligado à revelia da concessionária de energia.

“Durante a operação verificamos que a drogaria estava funcionando normalmente, com o fornecimento de energia. A administradora do local informou que procurou o atendimento da Eletrobras e solicitou uma ligação para o local”, explicou o titular da DECFS.

Os funcionários da Eletrobras informaram, porém, que o padrão da ligação solicitada não estava correto, sendo necessárias algumas mudanças. As modificações exigidas pela Eletrobras ainda não haviam sido efetivadas, sendo assim, não poderiam estar com o fornecimento de energia. No local se faz necessária toda a construção do padrão para a regularização do fornecimento de energia.

Água – No prédio também foi identificada uma ligação de água clandestina, que foi confirmada por investigadores da DECFS e fiscais da Manaus Ambiental. A ligação foi realizada diretamente à rede de abastecimento da Manaus Ambiental, sem hidrômetro.

A autoridade policial ressaltou que, após a verificação técnica em todos os imóveis, as ligações clandestinas foram desfeitas, sendo retiradas as fiações externas diretamente ligadas aos postes de energia, como também as fiações internas, evitando, assim, futuros acidentes e a autorreligação do fornecimento de energia. O abastecimento de água nos imóveis com ligações clandestinas de água foram cortados, ficando desta forma, sem água.

Conforme Thomaz Vasconcelos, os moradores das quitinetes e contratantes dos comércios dos imóveis foram informados para que não realizem a autorreligação do fornecimento de energia e de água, pois, além de caracterizar crime, podem ser flagranteados pelos delitos.

Flagrante – Francisco foi autuado em flagrante por furto de energia e água. A autoridade policial arbitrou ao infrator fiança no valor de R$ 10 mil. O valor estipulado ainda não foi pago. Caso o empresário não efetue o pagamento, será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona sul. Sendo o pagamento realizado, irá ser liberado para responder ao processo em liberdade.