Nasce bebê de menina de 11 anos abusada por homem de 45 anos

Segundo o Conselho Tutelar, a menor vinha sendo abusada desde o 8 anos © Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira (21), nasceu o filho de uma menina de 11 anos que engravidou após ser vítima de estupro na zona rural de Manacapuru, após passar mal, a menor foi encaminhada para o Hospital Lazaro Reis, de onde foi transferida para Manaus, já que a gravidez se apresentava como de alto risco.

De acordo com o Conselho Tutelar de Manacapuru, que acompanha o caso de perto, a menina deu à luz a um filho homem que pesou 2,200kg (dois quilos e duzentos), apesar da gravidade, mãe e filho passam bem.

Vítima de estupro desde os 8 anos

A menina de apenas 11 anos, estava sendo abusada desde os 8 anos de idade, por um homem de 45 anos, que seria conhecido da família, na Vila do Caviana, zona rural do município de Manacapuru, essa foi a denúncia que chegou ao Conselho Tutelar, que dava informações inclusive que a esta menina estaria grávida de 7 meses. Uma equipe formada por conselheiros tutelares, assistentes sociais e policiais civis e militares, foi até a comunidade averiguar a denúncia, mas ao chegar ao local, o suposto abusador, já tinha se fugido do local levando junto a menor.

De volta à sede do município, os conselheiros começaram com apoio de outros familiares tentar localizar a menor, uma vez que segundo a informações obtidas na comunidade, a menina havia passado mal. Após contatos com alguns familiares, os conselheiros conseguiram localizar a menor que estava na casa de parentes da cidade de Manaus.

Abuso sexual com conivência dos pais

O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescentes, e o Ministério Público também foi noticiado pelo Conselho Tutelar. O delegado titular da especializada em Manacapuru, intimou e ouviu os pais e a própria menor. Em depoimento ao delegado Antônio Rodrigues, a menina, informou que a própria mãe era quem arrumava os encontros com o homem, e que no primeiro momento, o pai não sabia de nada, porém, com o tempo, o pai também ficou sabendo, e findou por aceitar a situação.

Ainda de acordo com o depoimento da menor, o homem ajudava a família com benfeitorias, e que a presenteava com celular, bicicleta, e que quando o pai descobriu, o abusador, começou a ajudar o pai também, e após a gravidez, um quarto na casa foi preparado para a menina e o homem viverem como “marido e mulher”.

Já os pais, afirmaram em depoimento, que não sabiam que o relacionamento entre a filha e o homem, se tratava de crime, e que só consentiram porque a menina dizia gostar dele e ele cuidava bem da menor.

Perfil do abusador

O suspeito de cometer os abusos contra a menina de 11 anos é um homem identificado como Iriomar Ferreira da Silva, de 45 anos, de acordo com que já foi apurado pela Policia Civil, ele chegou à comunidade rural, onde se aproximou da família, ganhou a confiança da menor e então começou a cometer os abusos.

Na comunidade rural, o homem era visto como uma boa pessoa, evangélico, era um ativo membro da igreja local, onde era chamado por todos como “Varãozinho”, termo utilizado na linguagem evangélica para se referir a homem de valor. As investigações descobriram ainda, que o homem, é casado na cidade de Manaus.

Inquérito policial instaurado

A Policia Civil instaurou inquérito policial e indiciou indiretamente o suposto abusador, determinando um prazo para que o suspeito se apresente para os procedimentos cabíveis.

Em caso de descumprimento, o Delegado afirmou que pedirá junto à justiça a Prisão Preventiva do suspeito.

Quanto a conivência dos pais, o delegado afirmou que somente após o término do inquérito policial as responsabilidades dos mesmo serão apontadas.

(Com Na Hora)