O turismo em aldeias indígenas é um dos destaques em workshop

© David Batista/Manauscult

A prática do ‘Etnoturismo’ nas comunidades indígenas do Amazonas será tema de uma das palestras do 10º Workshop de Turismo da Prefeitura de Manaus, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O evento acontecerá nesta quinta-feira, 24/5, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico, e é gratuito.

Quem explica a definição de “etnoturismo” é Amilton Gadelha, um dos palestrantes do workshop. Gadelha, formado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ressalta que o termo define um tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, costumes e cultura de um determinado povo, nesse caso, os povos indígenas, gerando renda para as comunidades.

Gadelha, que atualmente é diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), revela que na palestra será feita uma contextualização sobre o quantitativo de demarcação de terras indígenas no Brasil e no Amazonas, e mostrará o que isso representa para a região. Além de falar sobre os impactos na economia e manutenção da biodiversidade.

“O objetivo é mostrar como podemos resguardar as terras indígenas fazendo uso inteligente destas e de todas suas riquezas naturais, gerando dessa forma trabalho e renda para essas populações, divulgando toda contribuição dos povos nativos para sociedade como um todo, colocando os indígenas como principal protagonista dessas ações”, afirma Amilton Gadelha.

O filósofo ainda complementa dizendo que o “etnoturismo” vem sendo explorado de forma disseminada em todo o Estado do Amazonas e o maior desafio é como trabalhar todas essas oportunidades respeitando a cultura e as tradições, envolvendo e dialogando com os povos indígenas.

Segundo ele, é importante o envolvimento da sociedade nesse tipo de iniciativa para melhor articular modelos de políticas públicas que ajudem a preservar esse produto turístico que gera uma atividade econômica limpa, além de ajudar na preservação da cultura e nos costumes desses povos.

Palestras

As palestras vão iniciar às 13h30, com Ícaro Costa falando sobre “Empreendedorismo e Gastronomia”, em seguida será a professora Selma Batista apresentará a palestra “Turismo em Áreas Urbanas” às 14h10. Por terceiro, está Amilton Gadelha, a previsão é que sua apresentação inicie por volta das 14h50. A programação encerra, às 15h30, com a mesa redonda.

As inscrições podem ser feitas enviando nome completo, instituição e telefone para o e-mail [email protected]. Também poderão ser feitas no dia do evento. O limite é de até 100 participantes. No final do encontro, serão entregues os certificados com carga horária.

O Workshop de Turismo reúne alunos, professores, especialistas, profissionais do trade turístico, agentes do turismo e de atividades relacionadas à área e o público em geral. O último encontro realizado ocorreu em março deste ano, abordando o tema “Plataformas digitais e o Turismo”.