Meghan e Harry trocam votos em cerimônia que exalta poder do amor

Noiva caminhou até o altar acompanhada pelo pai de Harry, o príncipe Charles © Reuters

Meghan Markle, a noiva mais famosa dos últimos anos, chegou à capela de São Jorge pontualmente ao meio-dia deste sábado (19) (8h no horário de Brasília), contrariando a previsão de que atrasaria quinze minutos para o casamento real.

A norte-americana entrou sozinha na igreja de Windsor, na Inglaterra, seguida por oito crianças, entre elas George e Charlotte, filhos do príncipe William, irmão mais velho do seu noivo, Harry. No meio do caminho para o altar, foi acompanhada pelo príncipe Charles, pai do noivo.

Por volta das 12h12 Meghan e Harry trocaram “sim” diante de 600 convidados na capela e outros 100 mil pessoas que acompanhavam de fora, lotando as ruas de Windsor. “Que o Espírito Santo os oriente e reforce, que possam preencher os objetivos de Deus na presença de Deus pai e filho”, disse o celebrante.

Em seguida, a irmã da princesa Diana de Gales – falecida em 1997 – fez a leitura das bênçãos, representando a família materna do noivo.

“Devemos descobrir o poder do amor, o poder redentor, e quando o fizermos tornaremos todos a um mundo novo, porque o amor é o único caminho. Existe poder no amor, não o subestimem nem o tornem demasiado sentimental “ disse o segundo celebrante do casamento, o bispo anglicano Michael Curry, citando Martin Luther King.

A pregação do referendo terminou por volta das 12h30 (horário local), seguida pela canção “Stand by me” (Ben E. King), entoada pelo primeiro coral gospel a se apresentar em um casamento real. Por volta das 12h36 (horário local), eles trocaram os votos nupciais, repetindo as palavras do reverendo, e trocaram as alianças.

“O que Deus uniu ninguém separa”, conclui o reverendo sobre o novo casal real, por volta das 12h40 locais (8h40 no horário de Brasília). Após uma série de leituras foi rezado um Pai Nosso.

(Com Notícias ao Minuto)