Manauara Shopping sedia mostra do Museu Catavento de São Paulo

© Divulgação

A partir desta sexta-feira (18), o Manauara Shopping sediará a mostra gratuita “Catavento no Shopping – Museu de Ciências” do Museu Catavento – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A exposição, inédita em Manaus, ficará em cartaz até o dia 10 de junho e é realizada pelo museu de ciências mais visitado da capital paulista.

“Os visitantes terão acesso a inúmeros experimentos científicos. Além de ser um excelente entretenimento, o evento é extremamente cultural e educativo”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.

As instalações da exposição reúnem experimentos de física, química, biologia e astronomia, visando sempre aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertando a curiosidade e propiciando interação com a ciência de maneira divertida. Será possível, por exemplo, arrepiar os cabelos em uma das atrações preferidas do Catavento, o “Gerador de Van de Graaff”; gerar energia em uma bicicleta com simples pedaladas; descobrir porque a água e o óleo não se misturam; sentar-se num banco feito de pregos sem se machucar; conhecer um ecossistema mantido em um garrafão lacrado; e até circular por uma pista utilizando um óculos que simula o efeito visual da embriaguez tentando não derrubar os obstáculos.

A exposição será montada na entrada do shopping pela Avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho. A participação é indicada para qualquer idade, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas pelos pais. A exposição é apenas um pouco do que pode ser visto em uma visita ao Museu Catavento, localizado no centro de São Paulo. 

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Comentarios