sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026.
Início Ciência Gatos podem ser chave para cura do câncer em humanos, diz estudo

Gatos podem ser chave para cura do câncer em humanos, diz estudo

Apesar de estudos com cães serem comuns, os felinos permaneciam pouco explorados

LONDRES – Cientistas descobriram que o câncer em gatos domésticos é geneticamente muito semelhante ao humano, abrindo uma nova frente de pesquisa para tratamentos que beneficiem ambas as espécies. O estudo internacional, liderado pelo Instituto Wellcome Sanger (Reino Unido) e divulgado nesta sexta-feira (20) na revista Science, analisou o DNA de tumores de quase 500 gatos.

Os pesquisadores identificaram mutações em genes associados a 13 tipos de câncer felino – e muitas delas são as mesmas que impulsionam tumores em humanos. A semelhança é tão grande que os gatos podem se tornar modelos naturais para estudar doenças como o câncer de mama triplo negativo, um dos mais agressivos e de difícil tratamento, que representa 15% dos casos em mulheres.

“Os gatos desenvolvem esse subtipo com muito mais frequência do que nós, o que nos dá acesso a mais amostras e pistas valiosas para novos medicamentos”, explicou Louise Van der Weyden, coordenadora do estudo.

Outro diferencial da pesquisa é o foco nos fatores ambientais. Como gatos dividem o mesmo ambiente que seus donos – incluindo exposição a poluição, fumaça e produtos químicos –, eles podem ajudar a entender como o mundo ao redor influencia o risco de câncer.

“Estudar o câncer em gatos é como ter um espelho biológico. O que aprendemos com eles pode ser rapidamente traduzido para humanos”, afirmou Geoffrey Wood, da Universidade de Guelph (Canadá), que participou do trabalho.

Números

No Brasil, há mais de 30 milhões de gatos domésticos, segundo a Abinpet. Apesar de estudos com cães serem comuns, os felinos permaneciam pouco explorados – um vazio que esta pesquisa começa a preencher.